Você está aqui: Página Inicial > Releases > Comissão Nacional de Cartografia lança consulta pública

Notícias

Comissão Nacional de Cartografia lança consulta pública

Contribuições serão utilizadas para aperfeiçoar a Estrutura de Dados Geoespaciais e podem ser feitas até 30 de junho
publicado:  23/05/2017 19h46, última modificação:  23/05/2017 19h46

A Comissão Nacional de Cartografia (Concar, órgão colegiado do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão) lançou consulta pública com o objetivo de buscar contribuições ao documento “Especificação Técnica da Estrutura de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV)”. As manifestações devem ser feitas por meio da página http://www.concar.gov.br/, até o dia 30 de junho, após cadastro. Para facilitar a leitura, o documento foi dividido por seções temáticas.

A ET-EDGV é uma norma do Mapeamento Sistemático Terrestre, prevista no Sistema Cartográfico Nacional (SCN) e também um dos padrões adotados na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Sua principal finalidade é padronizar as estruturas de dados geoespaciais, produzidos para compor bases cartográficas.

A atualização da ET-EDGV contou com a participação de, aproximadamente, 40 instituições públicas federais e estaduais, de todas as áreas temáticas contempladas pela Norma.  O público-alvo da consulta pública são analistas, produtores e usuários de geoinformação.

As propostas serão avaliadas pela Concar após o dia 30/06 e podem ser anexadas ou não ao documento. Todas as contribuições receberão retorno da Comissão.

Para acessar e contribuir o usuário deverá seguir os seguintes passos:

  • Acessar o sistema por meio da página http://www.concar.gov.br/;
  • Fazer cadastro na opção: "Registre-se";
  • Entrar no sistema inserindo login e senha cadastrados;
  • Clicar no documento ET-EDGV 3.0;
  • Clicar na seção desejada abrindo ou salvando o documento;
  • Quando desejar contribuir, basta clicar no botão "contribuir" e, na parte de baixo da tela se abrirá o espaço onde o usuário poderá postar seus registros.