Você está aqui: Página Inicial > Releases > Comissão cartográfica realiza reunião em Brasília/DF

Notícias

Comissão cartográfica realiza reunião em Brasília/DF

Ministério do Planejamento e IBGE integram grupo que coordena a Política Cartográfica Nacional
publicado:  29/12/2017 15h42, última modificação:  29/12/2017 15h42

A Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) realizou, no último dia 19/12, sua 25ª Reunião Plenária. A Comissão é um órgão colegiado do Ministério do Planejamento, que tem como atribuições principais assessorar o Ministro na supervisão do Sistema Cartográfico Nacional e coordenar a execução da Política Cartográfica Nacional.

A reunião contou com a presença do Diretor de Geociências do IBGE, Wadih Scandar Neto, Secretário Executivo da Concar; e do Secretário Adjunto da SEPLAN, Júlio Alexandre Menezes da Silva, substituindo o presidente da CONCAR, Marcos Ferrari.

Na ocasião, a Agência Espacial Brasileira (AEB) apresentou o Plano Nacional de Atividades Espaciais, destacando o acordo de cooperação que cria a Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto dos BRICS. Esse acordo possibilitará às entidades públicas brasileiras acesso a um amplo portfólio de imagens de satélite, ampliando suas fontes de dados e permitindo o aperfeiçoamento da gestão de políticas públicas, bem como a geração de novos produtos e aplicações. Em função de todos esses benefícios, a Comissão aprovou uma moção de apoio a esse acordo.

Ainda no encontro, foi aprovada a nova Especificação Técnica para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV 3.0), importante norma para a racionalização, a interoperabilidade e a viabilização do compartilhamento entre os produtores e usuários de geoinformação.

Além disso, foram apresentados os trabalhos conduzidos pelos Comitês Técnicos da CONCAR, com destaque para o trabalho de elaboração de proposta para uma Política Nacional de Geoinformação. Uma agenda prévia da Comissão para o exercício 2018 também foi deliberada.