Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > Unidades do Ministério do Planejamento > Secretaria de Gestão (SEGES)

Institucional

Secretaria de Gestão

Sobre

A Secretaria de Gestão, instituída pelo Decreto nº 9.035 de 20 de abril de 2017, tem competência para formular políticas e diretrizes para a gestão pública compreendidos:

  • a organização e o funcionamento da administração pública federal, em especial quanto a modelos jurídico-institucionais, estruturas organizacionais, cargos em comissão, funções de confiança e funções comissionadas de natureza técnica; e
  • a pactuação de resultados e os sistemas de incentivos e de gestão de desempenho de órgãos e entidades da administração pública federal; e o aperfeiçoamento e a inovação da gestão dos órgãos e das entidades da administração pública federal.


É a unidade que propõe, coordena e apoia a implementação de planos, programas, projetos e ações estratégicos de inovação, modernização e aperfeiçoamento da gestão pública, promove a gestão do conhecimento e a cooperação em gestão pública, coordena, gerencia e presta apoio técnico a projetos especiais de modernização da gestão pública relacionados a temas e áreas estratégicas de governo.

Atua, também, como órgão supervisor das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - EPPGG, de Analista de Infraestrutura e do cargo isolado de Especialista em Infraestrutura Sênior, gerenciando as atividades administrativas relacionadas.

É o órgão central do Siorg e do Sisg, além de ser a Secretaria-Executiva do Confoco e da Comissão Gestora do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).

Entre outras atribuições, compete à SEGES a proposição de políticas, planejamento, coordenação, supervisionamento e orientação normativa de atividades, de gestão dos recursos de logística sustentável e de gestão de convênios, contratos de repasse, colaboração e fomento, termos de execução descentralizada e termos de parceria;

A secretaria de Gestão é composta pelas seguintes unidades:

  • Departamento de Modelos Organizacionais;
  • Departamento de Modernização da Gestão Pública;
  • Departamento de Normas e Sistemas de Logística;
  • Departamento de Transferências Voluntárias; e
  • Central de Compras

                Cristiano-Heckert_B.jpeg

Cristiano Rocha Heckert é graduado, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou oito anos no setor privado e desde 2006 é servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). 

Foi Secretário de Logística e Tecnologia da Informação no Ministério do Planejamento, Secretário de Modernização e Gestão Estratégica no Ministério Público Federal e Secretário de Gestão Estratégica no Conselho Nacional do Ministério Público. 

É professor de cursos nas temáticas de governança e gestão pública na ABOP, ENAP, ESMPU, FGV, IBGP e IEPB, e autor do livro "Contratações de TI: O Jogo", em conjunto com Antonio Fernandes Soares Netto, Ed. Negócios Públicos, 2017.

Informações úteis

Assuntos relacionados

 

Veja também


Agenda de Compromissos de Autoridades do Ministério do Planejamento

Quem é Quem no Ministério do Planejamento